Virtualização

Em computação, virtualização é uma forma de esconder as características físicas de uma plataforma computacional dos utilizadores, mostrando outro hardware virtual, emulando um ou mais ambientes isolados. O conceito de virtualização de desktops é o mesmo empregado na virtualização de servidores, ou seja, executar diversos sistemas operativos num único equipamento físico.
Uma forma já bastante difundida, apesar de não utilizar esta mesma terminologia, é a virtualização de desktops, através do uso de servidores de terminais, onde cada utilizador ligado ao sistema possui a sua sessão dentro de um mesmo sistema operativo. Os terminais são normalmente máquinas com recursos mais limitados, dado que praticamente todo o processamento necessário é feito no servidor.
Actualmente, as máquinas virtuais que, normalmente, são utilizadas para virtualizar servidores, tem-se difundido, também, no uso para a virtualização de desktops. Este novo conceito de virtualização para desktops diferencia-se do já difundido serviço de terminais, pois neste cenário, cada utilizador possui um sistema operativo próprio, tal como se estivesse utilizando um desktop normal. Este conceito elimina qualquer trauma de migração, e possui uma série de benefícios e inconvenientes.


Gerenciamento centralizado
Instalações simplificadas
Facilidade para a execução de backups
Suporte e manutenção simplificados
Acesso controlado a dados sensíveis e à propriedade intelectual mantendo-os seguros dentro do data center da empresa
Independência de Hardware
Disponibilização de novos desktops reduzida para alguns minutos
Migração de desktops para novo hardware de forma transparente
Maior disponibilidade e mais fácil recuperação de desktops
Compatibilidade total com as aplicações
Economia de espaço fisico para o cliente

Read Users' Comments (0)

0 Response to "Virtualização"

Postar um comentário